O Judô


O criador do Judô nasceu em 28 de outubro de 1860, em Mikage (destrito de Hyogo), no Japão. Aos onze anos Jigoro Kano transferiu-se para Kioto para estudar inglês, tornando-se mais tarde professor e tradutor. Fundou sua própria escola em Tóquio, o Kobukan.


Na adolescência sentia-se inferiorizado ao praticar esportes, pois além de ser de pequena estatura e baixo peso, tinha a saúde frágil. Sendo filho de Samurai, não conseguia tolerar as corriqueiras perdas nas brigas entre colegas e começou a estudar Jiu-Jitsu. Seu primeiro professor foi o mestre Fukuda da Escola Coração de Salgueiro- Yoshin-Ryu (VIRGÍLIO, 1986).

Com dezoito anos Jigoro Kano começou a cursar Letras e Ciências Estéticas e Morais na Universidade Imperial de Tóquio. Em 1882, ano de sua formatura, fundou o Kodokan (Instituto do Caminho e da Fraternidade) com a finalidade de ensinar um novo estilo de luta, sem segredos, mais seguro e que todos pudessem praticar. Surge então o Judo, “Caminho da Suavidade”.

Praticante de Jiu-Jitsu desde a adolescência, além de professor, Kano era uma pessoa de alta cultura geral e buscava explicações científicas, baseadas nas leis da dinâmica, ação e reação, para os golpes que aprendia. Selecionou então, as melhores técnicas dos vários sistemas do Jiu-Jitsu, inseriu conceitos básicos de equilíbrio, gravidade e sistema de alavancas e criou os golpes do Judô.

Visando uma luta mais esportiva, fugindo do conceito do Shin-Ken-Shobu (lutar ate a morte), o Judô se baseou no Ippon-Shobu (luta pelo ponto completo, pelo golpe perfeito).

Como educador Jigoro Kano se preocupava também com a cultura do seu povo, que vinha se perdendo devido ao processo de ocidentalização que o Japão se encontrava desde abertura de seus portos ao comercio exterior, trazendo mudanças políticas e sociais (SOUZA E MOURÃO, 2011). O Judô buscou reafirmar as tradições japonesas, visando à disseminação e perpetuação de uma cultura milenar.

Em 04 de maio de 1938, voltando de uma viagem ao Cairo, onde aconteceu um encontro do Comitê Olímpico Internacional e foi lançada a proposta de Tóquio sediar a 12ª Olimpíada, morre o mestre Jigoro Kano (KANO, 2008).

Entre muitas atividades e cargos, Jigoro Kano é conhecido como “pai da Educação Física no Japão” (VIRGÍLIO, 1986, p.21). Sua arte, o Judô, hoje é praticada em quase todos os países do mundo e seu ideal de uma luta esportiva e para todos, vem se mantendo vivo.



Estrada do Mendanha, n° 1.375/1.391 – Campo Grande - Rio de Janeiro - Cep. 23090-281
Reconhecido pela Portaria n° 3.968/CDCR de 31.08.94
Tel(fax): 3579-1147 / 3406-4163
ceesplanada@hotmail.com - Direto com a secretaria.

Uma escola evangélica ministrando a Verdade - Zona Oeste -Rio de Janeiro