Acesso Restrito

Email:
Senha:
 


Ensino Técnico
Administração

 

Coordenadora do Curso de Administração:
Cristiana da Silva Martins Lourenço
Email: crissmartins@yahoo.com.br

Bacharel em Administração (Faculdades Integradas Simonsen) Reg.4.734, livro 3 fls. 38v

Mestrado em Economia Empresarial.


O curso técnico em administração proporciona ao estudante superar a expectativa dos empregadores, formando profissionais inovadores, competentes, atualizados e criativos. Visa também criar parcerias com empresas de produção bem como ensinar as dificuldades de inserção no mundo do trabalho, o espírito empreendedor e cidadania.

O candidato ao curso também deve ter em mente que não basta apenas se formar em Administração de Empresas, mas é fundamental se especializar em áreas como finanças, pessoal, e atualmente a grande tendência para o futuro é a área de meio ambiente.

Outras áreas que o candidato pode se especializar é a tributária, gestão de pessoal, contábil, financeira, marketing, seguros, produção ou recursos materiais e patrimonial.

Mercado de Trabalho

Organizações públicas, privadas e do terceiro setor, podendo atuar como técnico, assessor e consultor nas áreas de planejamento, finanças, orçamento, recursos humanos, marketing, produção, logística, comércio exterior, micros e pequenos empreendimentos, magistério, mediação e arbitragem, auditoria de processos e em outras áreas da gestão.

Objetivo Geral do Curso Técnico em Administração

Formar profissionais de nível técnico cujo perfil compreenda, fundamentalmente, uma visão que integre todas as áreas de uma organização, seja ela industrial ou comercial, utilizando tecnologia moderna com o intuito de aprimorar a relação custo x benefício, desenvolver maior integração com a comunidade e as empresas da região e garantir capacitação técnica e profissional (dinâmica e atualizada), valorizando o interesse pela profissão e a busca permanente pela qualidade dos produtos e serviços prestados.

Objetivos Específicos

Capacitar o profissional de nível técnico em administração para atender às exigências do mercado de trabalho;

Desenvolver o raciocínio e a capacidade do aluno para a coleta de dados quantitativos e financeiros necessários à elaboração de estudos mercadológicos e econômicos;

Capacitar o aluno para o controle e desempenho da política de recursos humanos, administração de pessoal, trabalhista e previdenciária;

Qualificar o aluno para administrar pequenas e médias empresas com a visão exigida pelo mercado atual.

Requisitos de Acesso

De acordo com os propósitos e perspectivas da nova legislação do ensino brasileiro, o Centro Educacional Esplanada passa a oferecer o Curso Técnico em Administração, em três módulos, com os seguintes requisitos de acesso:

(a) Para educação profissional concomitante com o ensino médio.

No período de três anos, o jovem que conclui o 9º ano do ensino fundamental tem a opção de fazer dois cursos concomitantes, recebendo o certificado do ensino médio e o diploma de educação profissional de nível Técnico em Administração.

(b) Para educação profissional aos portadores de certificado de ensino médio.

Destinado aos egressos da educação básica que queiram obter qualificação na área profissional em nível Técnico em Administração, em 3 módulos.

Perfil profissional de conclusão

O profissional de administração é preparado para atuar no segmento empresarial organizacional capaz de compreender as eternas mutações do sistema, avaliando as técnicas aplicáveis aos processos, determinando a percepção do meio ambiente como sistemas abertos, desenvolvendo capital humano e instrumentos gerenciais para uma gestão aplicada às estratégias e desenvolvimento empresariais eficazes.

O técnico deve estar preparado para realizar atividades referentes à oferta de apoio administrativo a todas as atividades produtivas, qualquer que seja o setor econômico no qual elas se desenvolvam, evidencia-se, principalmente a sua interface com a tecnologia da informação, no que os cursos técnicos nessa área devem possibilitar que os técnicos possam desenvolver atividades de planejamento, execução e desenvolvimento de atividades administrativas.

O projeto do curso técnico de administração propicia acesso aos mais modernos conhecimentos teóricos e técnicos, adequados às necessidades empresariais, permitindo a colocação no mercado de profissionais qualificados e comprometidos com as questões éticas, morais e valores que capacitem o formando a:

  • Ter iniciativa, autonomia e capacidade de ambientação a novas situações mercadológicas e culturais;
  • Trabalhar em equipe;
  • Identificar e solucionar problemas;
  • Comunicar-se de forma escrita e oral;
  • Ter capacidade de articulação intelectual, verbal e argumentativa;
  • Ter bom relacionamento;
  • Planejar e organizar;
  • Assumir papéis de liderança e tomar decisões;
  • Ter postura ética e responsabilidade social;
  • Dominar as técnicas e ferramentas necessárias;
  • Utilizar a tecnologia digital em todas as suas esferas;
  • Pensar e compreender o universo cognitivo da cibercultura;
  • Ter conhecimento básico de Espanhol e Inglês para negócios;
  • Ser empreendedor, buscando desenvolver e projetar novos negócios produtos, serviços e mercados.

O técnico em Administração é o profissional habilitado a exercer atividades de apoio que envolvam gestão de recursos humanos, materiais, financeiros, mercadológicos e da informação, que visam à produtividade e competitividade das empresas. Para tanto, dever á adquirir as seguintes competências:

  • Participar da elaboração de objetivos e metas da organização, considerando a sua missão, cultura, valores etc;
  • Levantar e tratar dados para o processo de planejamento organizacional;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento de marketing de produtos e marketing de servi ços;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento f ísico e financeiro de recursos humanos;
  • Levantar dados financeiros para subsidiar decis ões em nível de gestão;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento e obtenção de recursos materiais e serviços;
  • Analisar dados relativos aos aspectos mercadológicos, financeiros, humanos, físicos, patrimoniais e outros.

Enfim, o novo perfil de um técnico em Administração requer conhecimento de mais de uma língua, domínio do computador, visão global da sociedade, cultura geral, espírito de liderança, facilidade de trabalho em equipe e sólida formação t écnica.

2.4 Práticas Pedagógicas

As práticas pedagógicas do Centro Educacional Esplanada tem como objetivo formar cidadãos voltados para todo e qualquer tipo de crescimento que desenvolvam projetos juntamente com sua equipe que visa a cultura, cidadania, conhecimento, inclusões, assessoria e consciência social e intelectual.

a) Atividades Extracurriculares

Visitas

Visitas técnicas orientadas às organizações do setor produtivo, administrativo e comunidade, para permitir o contato e a troca de experiências com profissionais de administração, conhecimento do negócio globalizado de produtos e serviços com suas peculiaridades.

Utilização de metodologia alternativa de ensino

É a vivência de situações reais ou simuladas, através de exercícios e pesquisas, enfatizando-se algum problema relevante que estimule a discussão e apresentação de alternativas para solu ção.

Palestras e seminários

São encontros promovidos pela coordenação do curso de administração, com a participação de palestrante de outras instituições ou até do corpo discente, no intuito de discutir, atualizar e desenvolver os conhecimentos na área de Administra ção.

b) Projetos empreendedores

Projeto empresa

A cada bimestre os alunos deverão desenvolver tarefas para uma empresa previamente selecionada ou criada por eles, a partir de um contato inicial e visitas regulares. Os projetos desenvolvidos serão submetidos à avaliação, orientação e acompanhamento por parte dos professores das disciplinas profissionalizantes.

Projeto Empreendedorismo Organizacional e Social

Projeto de empreendedorismo organizacional e social do Centro Educacional Esplanada visa levar as pessoas, projetos que abordem cultura, dança, cidadania, consciência, assistência social e organizacional com assessoria dos alunos capacitados para integração de um ambiente administrativo entre outros, como forma de atender nossa região, necessitando de projetos que englobe integração e inclusão social e cultural

Semana Profissional Cultural e da Administração

De acordo com a capacidade de cada série do curso, os alunos estarão envolvidos com um projeto único que será implementado e desenvolvido ao longo dos bimestres, exceto nas terceiras séries. Nelas, o Projeto não será unificado, mas sim com diversas propostas que serão aplicadas de acordo com as novidades que surgirão ao longo do ano letivo.

A seguir os objetivos e tipos de projetos realizados.
Objetivos:

  • Capacitar o aluno para as nossas tecnologias;
  • Despertar a consciência para a importância da formação profissional;
  • Favorecer a conexão aluno-estágio;
  • Facilitar o acesso do aluno ao estágio;
  • Permitir a interligação escola-aluno-empresa-família;
  • Inserir de forma lúdica no mercado de trabalho atrav és desta semana.

Projeto Final de Curso – Projeto de inserção do aluno no mercado

Nas terceiras séries os alunos confeccionarão diversas oficinas de treinamento, a fim de propiciar uma maior diversidade de conhecimentos adquiridos. Como nosso objetivo maior é desenvolver as capacidades e aptidões profissionais dos nossos alunos, estaremos aplicando diversas avaliações ao longo dos bimestres, bem como a apresentação de todo o projeto para apreciação de banca avaliadora composta por professores e profissionais da área.

Estrada do Mendanha, n° 1.375/1.391 – Campo Grande - Rio de Janeiro - Cep. 23090-281
Reconhecido pela Portaria n° 3.968/CDCR de 31.08.94
Tel(fax): 2413-8197 / 3406-4163
Email: contato@ceesplanada.com.br

Uma escola evangélica ministrando a Verdade - Zona Oeste -Rio de Janeiro