Acesso Restrito

Email:
Senha:
 


Ensino Técnico
Segurança do Trabalho

 


O Centro Educacional Esplanada - CEE tem como prioridade formar profissionais em Segurança do Trabalho para atender à demanda do mercado de trabalho em planejamento e execução de medidas Técnico-Prevencionistas.

O ambiente de trabalho seguro, obtido pela adoção de medidas que neutralizam ou eliminam os riscos associados às atividades de trabalho, pelo técnico de Segurança do Trabalho, é capaz de possibilitar o aumento da produtividade, pois não há interrupção do trabalho por conta da ocorrência de acidentes; de promover o bem estar dos trabalhadores, melhorando a imagem da empresa perante os seus acionistas e sociedade, condição de valor num mercado competitivo, que tem procurado, seletivamente, parceiros que mostrem qualidade e eficiência na gestão da Segurança e saúde no trabalho.

(a) Objetivo Geral do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Formar o profissional Técnico em Segurança do Trabalho, habilitando-o no domínio de técnicas de análise e avaliação das condições de higiene e segurança no trabalho, para prestação de serviços de qualidade, identificando e prevenindo pontos de riscos de acidentes pessoais, materiais, ambientais, programando e coordenando a implantação de ações preventivas e corretivas.

(b) Objetivos Específicos

* Antecipar, identificar, avaliar e controlar situações de risco no ambiente laboral, considerando conhecimentos, habilidades e valores relativos à segurança, higiene e saúde no trabalho, para preservar a saúde do trabalhador.

* Elaborar parecer técnico, considerando os riscos existentes no ambiente de trabalho, a fundamentação legal e as indicações de medidas de controle que subsidiem o empregador no planejamento e na organização do trabalho.

* Implantar e implementar políticas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho e participar da proposição, implantação e implementação de políticas de qualidade, meio ambiente e responsabilidade social, considerando requisitos dos processos de certificação, normas e procedimentos internos da organização, aspectos técnicos e habilidades de negociação.

* Elaborar projetos e implementar programas ligados ao gerenciamento dos riscos nos locais de trabalho, considerando sua análise, a mobilização de recursos e a necessidade de capacitação de pessoas.

* Realizar auditorias internas e acompanhar auditorias externas de segurança e saúde no trabalho, mobilizando conhecimentos e habilidades de gestão integrada que permitam elaborar relatórios técnicos para subsidiar as verificações sistêmicas, além de propor soluções e encaminhamentos para as não-conformidades.

* Acompanhar e orientar atividades desenvolvidas por empresas contratadas e/ou terceirizadas quanto aos procedimentos de Segurança do Trabalho, objetivando a prevenção de acidentes.

* Promover a adoção de meios para prevenir e proteger os trabalhadores contra os riscos na execução de suas tarefas diárias, mantendo canal de informação e considerando preceitos, valores e crenças no esforço de integrar e/ou alinhar a produção, a qualidade, o meio ambiente, a responsabilidade social e a Segurança do Trabalho.

* Articular-se e colaborar com os órgãos e entidades relacionados com prevenção de acidentes de trabalho, participando de eventos e atividades do setor.

Requisitos de Acesso

Em perfeita sintonia com os propósitos e perspectivas da nova legislação do ensino brasileiro, o CEE passa a oferecer o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, em três módulos, com os seguintes requisitos de acesso:

(a) Para educação profissional concomitante com o ensino médio.

No período de três anos, o jovem que conclui o 9º ano do ensino fundamental tem a opção de fazer dois cursos concomitantes, recebendo o certificado do ensino médio e o diploma de educação profissional de nível Técnico em Segurança do Trabalho.

(b) Para educação profissional paralela ao ensino médio.

O jovem que estiver fazendo o ensino médio em outra escola faz, ao mesmo tempo, o curso Técnico em Segurança do Trabalho.

(c) Para educação profissional aos portadores de certificado de ensino médio.

Destinado aos egressos da educação básica que queiram obter qualificação na área profissional em nível Técnico em Segurança do Trabalho, em 3 módulos.

Perfil profissional de conclusão

O Técnico em Segurança no Trabalho é o profissional da área de saúde que atua em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais como integrante dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, participando dos projetos de educação do trabalhador, incluindo especialmente os programas de prevenção e riscos à saúde, através da realização de ações educativas, buscando promover atitudes conscientes nos trabalhadores durante a realização de suas atividades diárias, implantando preceitos e valores no esforço de integrar a segurança, a qualidade, o meio ambiente, a produção e o controle de custos na empresa.

Está apto a analisar as condições de trabalho, planejar e elaborar normas e instruções de trabalho, reforçar comportamentos seguros, implementar ações corretivas buscando eliminar ou minimizar os riscos nos locais de trabalho, evitando doenças profissionais, acidentes de trabalho, absenteísmo, afastamento por invalidez e morte por acidente.

É responsável por aplicar os princípios básicos de prevenção de acidentes em conformidade com a legislação e normas de segurança, elaborando plano de propostas, estudos estatísticos, instrumentos de avaliação, programas de segurança, análise de acidentes e outros dispositivos de ordem técnica junto aos trabalhadores.

Presta assistência ao trabalhador vítima de acidentes ou mal súbito visando manter a vida e prevenir complicações até a chegada de atendimento especializado.

Práticas Pedagógicas Inovadoras

O trabalho pedagógico do Centro Educacional Esplanada - CEE visa à formação integral do aluno com ênfase na qualidade, modernidade de ensino, valorização das potencialidades individuais e estímulos à aprendizagem criativa e prazerosa, educando para vida.

A Informática Aplicada à Educação é uma ferramenta de ensino no colégio, a utilização do Laboratório de Informática cresce a cada dia, o que vem possibilitando o desenvolvimento de inteligências múltiplas, o trabalho cooperativo, a pesquisa e o relacionamento professor-aluno.

* Semana do curso

Promover seminários com professores do colégio, graduação e alunos do próprio curso, nas diferentes séries com o objetivo de integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

* Utilização de metodologia alternativa de ensino

É a vivência de situações reais ou simuladas através de exercícios e pesquisas com práticas investigativas e estudos de casos, enfatizando-se algum problema relevante que estimule a discussão e apresentação de alternativas para solução.

* Palestras

O decorrer do Curso tem o objetivo de transmitir informações recentes sobre os assuntos ou temas mais impactantes para a formação pessoal e profissional do aluno. Além disso, estimular o debate e a troca de experiência.

Atividades Extracurriculares

* Visitas técnicas

Visitas técnicas orientadas às organizações do setor produtivo para permitir o contato e a troca de experiências com profissionais da área. Essas atividades podem ser realizadas dentro da própria instituição de Ensino.

* Seminários

São encontros promovidos pela coordenação do curso, com a participação de palestrante de outras instituições, no intuito de discutir, atualizar e desenvolver os conhecimentos na área de segurança e saúde.

* Semana Profissional / Mostra Cultural

De acordo com as séries ou módulos de cada curso, os alunos estarão envolvidos com um projeto único que será implementado e desenvolvido ao longo dos bimestres, exceto nas terceiras séries ou terceiro módulos. Neles, o Projeto não será unificado, mas sim com diversas propostas que serão aplicadas de acordo com as novidades que surgirão ao longo do ano letivo.

A seguir os objetivos e tipos de projetos realizados.

Objetivos:

1. Despertar a consciência para a importância da formação profissional;

2. Favorecer a conexão aluno-estágio;

3. Facilitar o acesso do aluno ao estágio;

4. Permitir a interligação escola-aluno-empresa-família.

Estrada do Mendanha, n° 1.375/1.391 – Campo Grande - Rio de Janeiro - Cep. 23090-281
Reconhecido pela Portaria n° 3.968/CDCR de 31.08.94
Tel(fax): 2413-8197 / 3406-4163
Email: contato@ceesplanada.com.br

Uma escola evangélica ministrando a Verdade - Zona Oeste -Rio de Janeiro