Ensino Técnico
Informática

 

Coordenadora do Curso técnico em Informática:
Rosimeri Claudiano da Costa

Email: roosi@ig.com.br

Tecnólogo em Processamento de Dados (Federação das Faculdades Celso Lisboa) Reg. 135 livro 01 fls. 06v

A justificativa da oferta do Curso Técnico de Nível Médio em Informática no Centro Educacional Esplanada fundamenta-se no fato de que em todas as organizações especialmente nas mais complexas, a informática se tornou imprescindível.

O desenvolvimento de sistemas bem como conhecimento amplo dentro da computação é indispensável nas atuais demandas do mercado de trabalho.

Conforme a realidade exposta há carência de profissionais capacitados em operar com tecnologias de informação, uma vez que os empreendimentos estão automatizando os seus ramos de atividade para melhorar sua produtividade e proporcionar mais qualidade na prestação de serviços aos seus clientes.

Com o passar do tempo, a demanda de trabalho aumentou, por meio das inovações tecnológicas em softwares, redes e sistemas, passando a exigir melhor qualificação dos técnicos, bem como o acompanhamento das novas tecnologias que surgiam.

É nesse contexto que se insere o profissional de nível Técnico em Informática que não conhece fronteiras. O campo de trabalho é imenso e, pode-se dizer, quase inesgotável. Os eletrodomésticos inteligentes, vão ficar cada vez mais inteligentes, graças ao que se convencionou chamar de elementos embarcados – pequenos computadores ou processadores que comandarão a nossa vida doméstica.

Com uma área tão diversificada e abrangente, considerando a demanda do mercado e as aceleradas e significativas alterações que nele se processam, é possível citar os seguintes campos de atuação do profissional de nível médio Técnico em Informática:

* Empresas de manutenção de equipamentos de informática;

* Todo tipo de empresa que utilize recursos de informática;

* Bancos;

* Órgãos públicos;

* Empresas de assessoria e consultoria;

* Empresas voltadas ao desenvolvimento de softwares;

* Empresas voltadas à produção de multimídia e internet.

Objetivo Geral do Curso Técnico em Informática

Capacitar profissionais aptos à realização de projetos e atividades de especificação, implementação, administração, suporte e manutenção de sistemas de informática, incluindo hardware, software, e os aspectos organizacionais e humanos. Tudo isso visando a aplicação destes conhecimentos na produção de bens e serviços, próprios da computação, requisitados pelo mundo do trabalho.

Objetivos Específicos

Identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos;
Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, assim como configuração de periféricos e softwares;
Analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais;
Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos;
Aplicar linguagens de programação no desenvolvimento de softwares;
Reconhecer arquiteturas de redes;
Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários;
Executar ações de treinamento de suporte técnico;
Utilizar softwares e aplicativos como ferramentas indispensáveis ao exercício das atividades de suporte nas empresas;
Capacitar para a utilização da informática como ferramenta de apoio às atividades de qualquer ramo de setor produtivo;

Formar técnicos, combinando o preparo técnico com uma visão humanística cultural e mercadológica da Informática, a fim de conceber e implementar os novos serviços num mercado que se apresenta cada vez mais dinâmico, competitivo e aberto;
Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades, de forma plena e inovadora – capacidade de raciocínio, flexibilidade, iniciativa, criatividade, pensamento crítico, capacidade de visualização e resolução de problemas.

Requisitos de Acesso

De acordo com os propósitos e perspectivas da nova legislação do ensino brasileiro, o Centro Educacional Esplanada passa a oferecer o Curso Técnico em Informática, em três módulos, com os seguintes requisitos de acesso:

(a) Para educação profissional concomitante com o ensino médio.

No período de três anos, o jovem que conclui o 9º ano do ensino fundamental tem a opção de fazer dois cursos concomitantes, recebendo o certificado do ensino médio e o diploma de educação profissional de nível Técnico em Informática.

(b) Para educação profissional aos portadores de certificado de ensino médio.

Destinado aos egressos da educação básica que queiram obter qualificação na área profissional em nível Técnico em Informática, em 3 módulos.

Perfil profissional de conclusão

O técnico em Informática de nível médio é o profissional habilitado para atuar junto a empresas e entidades ligadas a planejamento, projetos, comercialização, implantação, operação e manutenção de sistemas de informática.
As principais características que definem o perfil do técnico da Área de Informática:

Profissionais aptos à realização de projetos e atividades de especificação, implementação, administração, suporte e manutenção de sistemas de informática, incluindo hardware, software, e os aspectos organizacionais e humanos;
Conhecer técnicas de modelagem de dados;
Interpretar e avaliar projetos de sistemas;
Implementar as estruturas modeladas usando uma banco de dados;
Desenvolver aplicativos utilizando metodologias orientadas a objetos e orientada a eventos.

Atividades Extracurriculares

Seminários

São encontros promovidos pela coordenação do curso, com a participação de palestrante convidado de outras instituições, no intuito de discutir, atualizar e desenvolver os conhecimentos na área de Informática.

Semana Profissional

De acordo com as séries de cada curso, os alunos estarão envolvidos com um projeto único que será implementado e desenvolvido ao longo dos bimestres, exceto nas terceiras séries. Nelas, o Projeto não será unificado, mas sim com diversas propostas que serão aplicadas de acordo com as novidades que surgirão ao longo do ano letivo.

A seguir os objetivos e tipos de projetos realizados.
Objetivos:

Capacitar o aluno para as nossas tecnologias;
Despertar a consciência para a importância da formação profissional;
Favorecer a conexão aluno-estágio;
Facilitar o acesso do aluno ao estágio;
Permitir a interligação escola-aluno-empresa-família.

Projetos Profissionais

Projeto Empresa-Estágio

A cada bimestre os alunos deverão desenvolver tarefas para uma empresa previamente selecionada por eles, a partir de um contato inicial e visitas regulares. Os projetos desenvolvidos serão submetidos à avaliação, orientação e acompanhamento por parte dos professores das disciplinas profissionalizantes.

Projeto Final de Curso

Nas terceiras séries os alunos confeccionarão diversas oficinas de treinamento, a fim de propiciar uma maior diversidade de conhecimentos adquiridos. Como nosso objetivo maior é desenvolver as capacidades e aptidões profissionais dos nossos alunos, estaremos aplicando diversas avaliações ao longo dos bimestres, bem como a apresentação de todo o projeto para apreciação de banca avaliadora composta por professores e profissionais da área.


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